Procura

PedagogiaPerrenoud


EXERCÍCIOS - Exercício 56

  • (CS-UFG 2022)

Leia o texto a seguir.

“[...] é a escola que avalia seus alunos e conclui, de modo unilateral, que alguns fracassam. [...] Cada pessoa pode experimentar um sentimento de fracasso pessoal quando não alcança, apesar de seus esforços para formar-se e exercitarse, um domínio que desejava adquirir. Na escola, o julgamento “acontece” independentemente do projeto pessoal do aluno. O sentimento de fracasso experimentado pelo aluno não é, muitas vezes, senão a interiorização do julgamento da instituição escolar, expresso pelo professor ou por um examinador do alto de seu saber. Não é sem importância que esse julgamento seja, ou não, aceito pelo interessado; e que seja, ou não, levado em conta pela família. Contestá-lo, negar seu fundamento ou sua legitimidade não muda em nada sua realidade institucional, nem suas consequências: reprovação, aulas de apoio, orientação para um ramo menos exigente, recusa de uma certificação” (PERRENOUD, 2000)

Assim, para Perrenoud, o fracasso escolar é




A) individual, sendo, portanto, avaliado de pessoa para pessoa.

B) objeto da internalização do julgamento da instituição escolar.

C) resultado da variável aprendizagem.

D) juízo restrito do professor na medição do conhecimento.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 57

Vamos para o Anterior: Exercício 55

Tente Este: Exercício 11

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.83ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.65ms))((ts_substr_c=1.16ms))((ts_substr_im=0.89ms))
((total= 8ms))