PedagogiaPerrenoud
- (OBJETIVA 2021)
Em conformidade com PERRENOUD, sobre o relacionamento com as famílias dos alunos, analisar a sentença abaixo:
O fato de o dever de informar e de envolver os pais agora fazer parte das atribuições dos professores e requerer competências correspondentes não deveria fazer com que se esquecessem de que o direito à informação e à consulta não apaga a obrigação escolar, o que, de certo modo, é uma maneira moderna de torná-la tolerável, aceitável para pais igualmente escolarizados, os quais recusam que seu filho seja instruído ou educado sem serem consultados(1ª parte). O diálogo com os pais, antes de ser um problema de identidade, é uma questão de competências. Envolver os pais na construção dos saberes se limita a convidá-los a desempenharem seu papel no controle do trabalho escolar e a manterem, nas crianças, uma “motivação” para levar a escola a sério, a fim de aprender(2ª parte). O correto, para uma reunião com os pais, é convocá-los autoritariamente e tratá-los como acusados no tribunal, para que, assim, o diálogo não seja de igual para igual(3ª parte).
A sentença está:
A) Totalmente correta.
B) Correta somente em sua 1ª parte.
C) Correta somente em suas 1ª e 2ª partes
D) Correta somente em suas 2ª e 3ª partes.
E) Totalmente incorreta.
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