PedagogiaPerrenoud
- (VUNESP 2019)
Uma verdadeira situação-problema obriga a transpor um obstáculo graças a uma aprendizagem inédita, quer se trate de uma simples transferência, de uma generalização ou da construção de um conhecimento inteiramente novo. Astolfi ( apud Perrenoud, 2000) define dez características de uma situação-problema.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma dessas características.
A) A busca efetiva da solução precede a antecipação dos resultados e sua expressão coletiva, a fim de se evitarem afirmações hipotéticas precipitadas.
B) A solução do problema deve estar fora do alcance das crianças, a fim que elas se sintam sempre estimuladas a continuar procurando resolvê-lo.
C) A situação-problema é organizada em torno de um tema do currículo e da exposição dos conhecimentos que cada um tem sobre ele.
D) O estudo organiza-se em torno de uma situação de caráter concreto, que permita efetivamente ao aluno formular hipóteses e conjecturas.
E) Os alunos precisam dispor, desde o início, dos meios para a solução do problema, isto é, dos instrumentos intelectuais necessários à solução.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 32
Vamos para o Anterior: Exercício 30
Tente Este: Exercício 26
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia