Procura

PedagogiaPerrenoud


EXERCÍCIOS - Exercício 31

  • (VUNESP 2019)

Uma verdadeira situação-problema obriga a transpor um obstáculo graças a uma aprendizagem inédita, quer se trate de uma simples transferência, de uma generalização ou da construção de um conhecimento inteiramente novo. Astolfi ( apud Perrenoud, 2000) define dez características de uma situação-problema.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma dessas características.




A) A busca efetiva da solução precede a antecipação dos resultados e sua expressão coletiva, a fim de se evitarem afirmações hipotéticas precipitadas.

B) A solução do problema deve estar fora do alcance das crianças, a fim que elas se sintam sempre estimuladas a continuar procurando resolvê-lo.

C) A situação-problema é organizada em torno de um tema do currículo e da exposição dos conhecimentos que cada um tem sobre ele.

D) O estudo organiza-se em torno de uma situação de caráter concreto, que permita efetivamente ao aluno formular hipóteses e conjecturas.

E) Os alunos precisam dispor, desde o início, dos meios para a solução do problema, isto é, dos instrumentos intelectuais necessários à solução.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 32

Vamos para o Anterior: Exercício 30

Tente Este: Exercício 26

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=8.79ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.51ms))((ts_substr_c=0.57ms))((ts_substr_im=0.78ms))
((total= 11ms))