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PedagogiaPaulo freire


EXERCÍCIOS - Exercício 235

  • (CS-UFG 2022)

Segundo Paulo Freire, “É preciso que a educação esteja – em seu conteúdo, em seus programas e em seus métodos – adaptada ao fim que se persegue: permitir ao homem chegar a ser sujeito, construir-se como pessoa, transformar o mundo, estabelecer com os outros homens relações de reciprocidade, fazer a cultura e a história […] uma educação que liberte, que não adapte, domestique ou subjugue” (2006, p. 45). Sancionada em dezembro de 2016, a Lei Federal n. 13.409/2016 é resultado de algumas décadas de lutas de movimentos sociais pela inclusão do negro em âmbito educacional e social. Apesar da Constituição Federal de 1988 repudiar, em seu terceiro artigo, inciso IV, “o preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outra forma de discriminação”, as ações afirmativas de âmbito educacional só ganharam força e espaço na agenda política brasileira em meados da década de 1990. Nesse contexto, são consideradas ações afirmativas aquelas que são voltadas para


A) as soluções temporárias de suprimento de vagas ociosas nas universidades públicas e no mercado de trabalho.

B) a democratização do ensino e dos conhecimentos acumulados pela sociedade como um todo.

C) as ações que estabeleçam mecanismos compensatórios e discriminatórios para atenuar a inclusão da população afro-brasileira nas universidades públicas e privadas.

D) um sistema de ensino voltado para o interesse do movimento negro brasileiro.


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