PedagogiaPaulo freire
- (AMEOSC 2021)
"O respeito à autonomia e à dignidade de cada um é um imperativo ético e não um favor que podemos ou não conceder uns aos outros."
A frase acima, citada por Paulo Freire em Pedagogia
da Autonomia, retrata a visão que o autor tem da
participação do educando em seu processo de
aprendizagem. Atrelado à teoria do construtivismo,
tão bem defendido por Freire, tal pensamento
reafirma que:
A) Entender a educação como um processo onde a figura do estudante deve assumir uma postura protagonista é contraditório à defesa da teoria do construtivismo.
B) A autonomia é um privilégio que no processo educativo só pode ser concedido ao professor, sob o risco de comprometer a sua dignidade, caso este preceito não seja respeitado.
C) O desenvolvimento do processo educacional baseado na construção do conhecimento de forma autônoma contradiz a ética e a dignidade.
D) Proporcionar a participação do estudante como protagonista na construção das aprendizagens desenvolvidas em um processo educacional é uma ação pedagógica que passa pelo respeito à autonomia e à dignidade do estudante.
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