MedicinaGastroenterologia (4)
- (MetroCapital Soluções 2022)
Sobre o diagnóstico laboratorial e por imagem da colecistite, assinale a alternativa incorreta:
A) O hemograma habitualmente apresenta leucocitose com desvio para esquerda. O hepatograma está alterado com elevação das transaminases, da fosfatase alcalina, bilirrubinas e amilase.
B) A hiperbilirrubinemia pode ser devido à compressão intrínseca pelo processo inflamatório grave, pela coledocolitíase ou pela síndrome de Mirizzi, que é causada pela impactação de um cálculo no infundíbulo que pode fistulizar para o colédoco e obstruí-lo.
C) A hiperamilasemia pode ocorrer devido à obstrução do ducto pancreático levando à pancreatite concomitante.
D) A ultrassonografia é o exame inicial e permite a identificação de alterações que não são visíveis no exame físico e permite uma classificação. É considerado o exame “ouro” nesses casos. Tem alta sensibilidade para a detecção de cálculos e o espessamento da parede que é considerado anormal quando maior que 4 mm.
E) A cintigrafia com radionuclídeos (HIDA) pode ser útil, mas é pouco utilizada pelas dificuldades em realizá-la em situações de emergência. Pode ser utilizada para esclarecimento de casos atípicos. Se não há a visualização da vesícula 4 horas após a administração do radionuclídeo, a vesícula está obstruída sugerindo colecistite aguda em cerca de 95% dos casos.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 52
Vamos para o Anterior: Exercício 50
Tente Este: Exercício 42
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Medicina