FisioterapiaOrtopedia e traumatologia na fisioterapia
- (UFU-MG 2022)
Existem várias recomendações sobre abordagem fisioterapêutica na osteoartrite de quadril e joelho, considerando as principais evidências científicas disponíveis. Assim, assinale a alternativa CORRETA.
A) Não são recomendadas para os casos de OA as caminhadas, os exercícios de fortalecimento muscular e a prática do Tai Chi, pois podem aumentar a dor e assim impactar negativamente na função. Cuidado também no uso de bicicleta ergométrica e/ou Hatha ioga.
B) É preciso ter cautela ao oferecer exercícios em solo para todas as pessoas com OA de quadril, independentemente da idade, comorbidades e da própria gravidade da OA. Não há evidências de melhora na dor e na função.
C) Recomenda-se, fortemente, oferecer o uso de terapia manual (alongamento, mobilização de tecidos moles e/ou articulações e/ou manipulação) em casos de OA de joelho e/ou quadril. A terapia manual deve ser considerada essencial nestas condições.
D) Recomenda-se fortemente oferecer exercícios em solo para casos com osteoartrite de joelho (OA) para melhorar a dor e a função, independentemente da idade, da gravidade da doença estrutural, do estado funcional ou dos níveis de dor.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 341
Vamos para o Anterior: Exercício 339
Tente Este: Exercício 222
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Fisioterapia