FisioterapiaOrtopedia e traumatologia na fisioterapia
- (FURB 2019)
A ablação ou amputação de um membro constitui um processo altamente agressivo para a pessoa que sofre. Sobre a ação do profissional fisioterapeuta em pacientes amputados, assinale a alternativa correta:
A) Na fase pré-cirúrgica, diversas ações de reabilitação, incluindo um programa de condicionamento cardiopulmonar, já devem ser iniciadas não havendo contraindicações.
B) Amputados com nível igual ou inferior ao transtibial devem utilizar uma cadeira de rodas com apoio adequado ao coto de amputação, mantendo o joelho em flexão a fim de prevenir encurtamentos e contraturas.
C) Na fase pós-cirúrgico imediato, devem ser observados os cuidados necessários para se manter a integridade da ferida cirúrgica para que não ocorra nenhuma intercorrência durante o período de cicatrização. Nesse período, o coto de amputação deve ser mantido imobilizado, além disso, o paciente deve ser orientado sobre o correto posicionamento no leito hospitalar.
D) Pacientes que apresentam bom condicionamento físico e não apresentam alterações cognitivas devem iniciar o treino de marcha a partir de 60 dias após a cirurgia, sendo que a ordem de progressão deve ser da seguinte forma: muletas canadenses e andador. Sendo contraindicado a utilização de obstáculos ou terrenos irregulares nessa fase pré-protetização.
E) As posturas assumidas pelos pacientes nos períodos que antecedem a cirurgia são um importante fator causador de encurtamentos e deformidades. Sendo assim, as orientações, quanto ao posicionamento do tronco, membros superiores e inferiores devem ser disponibilizadas na fase pré-operatória.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 152
Vamos para o Anterior: Exercício 150
Tente Este: Exercício 44
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Fisioterapia