Procura

Engenharia elétricaDiversos


EXERCÍCIOS - Exercício 391

  • (FGV 2022)

Surtos atmosféricos constituem um relevante causador de falhas em sistemas elétricos de potência, agindo principalmente na degradação da capacidade de isolamento dos equipamentos devido a grandes sobretensões induzidas.

Nesse contexto, os surtos atmosféricos




A) possuem frente de onda mais lenta quando comparados com os surtos de manobra, o que permite considerar que a sobretensão de origem atmosférica atinge todos os equipamentos de uma subestação simultaneamente.

B) que incidem em cabos-guarda, impedem que sobretensões se propaguem pelos condutores, dispensando o uso de para-raios para tal finalidade.

C) são fenômenos inerentemente determinísticos, cuja modelagem permite estabelecer critérios precisos para o dimensionamento do nível de suportabilidade ao impulso mais adequado a cada equipamento.

D) que incidem diretamente sobre condutores, causam sobretensões muito severas, que podem inclusive comprometer subestações num raio de até 100 km do local da descarga.

E) que ocorrem em torres de transmissão causam sobretensões nos seus respectivos isoladores, de forma que até o aterramento da torre influencia na magnitude daquelas sobretensões.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 392

Vamos para o Anterior: Exercício 390

Tente Este: Exercício 278

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Engenharia elétrica






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=9.72ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.54ms))((ts_substr_c=1.16ms))((ts_substr_im=0.76ms))
((total= 12ms))