Procura

Terapia ocupacionalTerapia ocupacional na atenção à saúde da criança e do adolescente


EXERCÍCIOS - Exercício 152

  • (VUNESP 2022)

O envolvimento de adolescentes em atos infracionais no Brasil aumentou significativamente nos últimos anos, em número e gravidade das ações, configurando-se como um grave problema social. Neste contexto, o terapeuta ocupacional


A) posiciona-se de forma a apoiar a redução da maioridade penal, compreendendo que a transferência de adolescentes para unidades prisionais é a única forma de reverter este quadro.

B) direciona suas intervenções tanto aos adolescentes em situação de vulnerabilidade quanto aos adolescentes em conflito com a lei privados de liberdade, criando espaços de acolhimento e possibilitando que estes sujeitos possam ressignificar experiências, estabelecer laços sociais mais sólidos e construir novos projetos.

C) compreende que o contexto social exerce grande influência no comportamento dos indivíduos e, portanto, os adolescentes envolvidos em atos infracionais apresentam-se mais como vítimas do que como autores da violência, devendo ser eximidos de toda e qualquer forma de responsabilização.

D) constrói junto ao adolescente, de maneira sistemática e concreta, o planejamento de ações que efetivem um novo projeto de vida, impondo a busca de vagas de emprego como uma condição para ampliação de seus papéis ocupacionais.

E) dirige suas ações exclusivamente ao contexto prisional, no sentido de minimizar os prejuízos sociais, físicos e psicológicos gerados pelo processo de institucionalização de adolescentes.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 153

Vamos para o Anterior: Exercício 151

Tente Este: Exercício 135

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Terapia ocupacional






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.96ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.52ms))((ts_substr_c=0.54ms))((ts_substr_im=0.86ms))
((total= 6ms))