Saúde públicaSus: princípios diretrizes participação e controle social (2)
- (FAURGS 2022)
Nas últimas décadas, tem-se observado uma série de mudanças no processo saúde-doença da sociedade brasileira. O aumento acelerado da morbidade e da mortalidade causadas por doenças não transmissíveis é evidente. A Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) institucionalizou a promoção da saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). Uma das áreas temáticas prioritárias para implementação da PNPS destaca a indução de atividade física/prática corporal e a importância do viver ativo como fatores de proteção à saúde. Com base nessa afirmativa, assinale a alternativa correta.
A) A diminuição da prática de atividade física regular é considerada fator de risco secundário e independente para muitos agravos à saúde da população.
B) Os benefícios da prática de atividades físicas regulares para a saúde e a implementação da PNPS têm permitido a existência de níveis populacionais de atividade física eficientes de acordo com a proposta do SUS.
C) O crescimento de iniciativas, programas e campanhas em prol de um estilo de vida mais ativo e do reconhecimento da importância da prática de atividade física como fator de promoção da saúde e de prevenção de doenças tem impactado especialmente crianças de 06 a 17 anos.
D) A atividade física e as práticas corporais foram consideradas prioridades pelo Ministério da Saúde para induzir a redução do fator de proteção do sedentarismo.
E) A atividade física é uma intervenção que objetiva contribuir para a qualidade de vida, possibilitando benefícios na convivência familiar, na comunidade e na prevenção ou reabilitação da saúde.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 433
Vamos para o Anterior: Exercício 431
Tente Este: Exercício 452
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Saúde pública