Engenharia florestalDiversos
- (FGV 2022)
A forma superficial de uma bacia hidrográfica influencia no tempo de transformação da chuva em escoamento superficial direto e sua constatação na seção de controle, ou seja, influencia no tempo de concentração da bacia. Considerando bacias de mesma área e que geram a mesma quantidade de escoamento (deflúvio), aquela que possuir menor tempo de concentração, deve apresentar maior vazão máxima.
Portanto espera-se que
A) bacias circulares apresentem fluxo mais distribuído em relação a uma bacia elipsoidal e, portanto, cheias de menor impacto (menores vazões máximas).
B) bacias circulares e elipsoidais de mesma área apresentam fluxo similares e, consequentemente, semelhança nas cheias.
C) a relação do perímetro da bacia com uma circunferência de área igual à da própria bacia, tem valores mais elevados em bacias maior propensão à grandes enchentes.
D) a relação entre a largura média da bacia e seu comprimento axial tem valores mais elevados em bacias com menor propensão à grandes enchentes.
E) bacias elipsoidais apresentem fluxo mais distribuído em relação a uma bacia circular e, portanto, cheias de menor impacto (menores vazões máximas).
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 357
Vamos para o Anterior: Exercício 355
Tente Este: Exercício 49
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Engenharia florestal