Engenharia florestalDiversos
- (CETREDE 2018)
O Brasil encontra-se entre os principais países do mundo em florestas plantadas. Parte dessa produção silvícola, deve-se ao melhoramento florestal desenvolvido no país desde a década de 1960. No entanto, o Brasil, não tem atingindo, ainda, um melhoramento recomendável ideal. Sobre o Melhoramento Florestal, assinale a opção INCORRETA.
A) As principais características que o Melhoramento Florestal tem objetivado são referentes ao incremento do crescimento; da produtividade (madeira, fibras, energia renovável); das alterações das propriedades químicas da madeira (teor e tipo de lignina e celulose); modificações das propriedades físicas da madeira (ângulo de fibras, espessura de parede), e da resistência às doenças, entre outros.
B) Plantios clonais oferecem vantagens para a produtividade devido aos seus ganhos genéticos que podem ser aditivos por meio de seleção massal e propagação de indivíduos-elite.
C) As espécies perenes possuem aspectos biológicos peculiares, os quais tornam seu melhoramento bastante diferenciado. Fatores como a sobreposição de gerações, o grande período necessário para o ciclo reprodutivo, a reprodução sexuada e assexuada, a expressão de caracteres ao longo de várias idades dentre outros facilitam a execução de técnicas clássicas de melhoramento.
D) Um programa de Melhoramento Genético Florestal parte de uma população-base ou experimental, a partir da qual a seleção será implantada em diferentes intensidades. Essa população selecionada servirá para a produção de sementes ou de mudas clonais, além de servir para a recombinação em novos cruzamentos.
E) A técnica de cultura de tecidos, conhecida como embriogênese somática, é amplamente empregada, especialmente, para o desenvolvimento de propágulos de coníferas, possibilitando a propagação massal de famílias-elite de árvores.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 305
Vamos para o Anterior: Exercício 303
Tente Este: Exercício 311
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Engenharia florestal