Procura

HistóriaGuerra fria e seus desdobramentos


EXERCÍCIOS - Exercício 98

  • (FGV 2022)

Durante a Guerra Fria, golpes de Estado foram responsáveis por quase três em cada quatro colapsos democráticos. Porém, há outra maneira de arruinar uma democracia. É menos dramática, mas igualmente destrutiva. Democracias podem morrer não nas mãos de generais, mas de líderes eleitos – presidentes ou primeiros-ministros que subvertem o próprio processo que os levou ao poder. O retrocesso democrático hoje começa nas urnas.

Adaptado de LEVITSKY e ZIBLATT. Como as democracias morrem. Rio de Janeiro: Zahar, p. 14-17.

Assinale a afirmativa que descreve corretamente os mecanismos responsáveis pela subversão da ordem democrática nos casos considerados.




A) Na Venezuela, Chávez e Maduro centralizaram o aparato militar e as instituições de controle fiscal, como os Tribunais de Contas, sem precisar, contudo, interferir no judiciário.

B) No Chile, a subversão da democracia resultou na derrubada do presidente Allende pela oposição, que apoiou um golpe para deslegitimar o processo eleitoral que o elegeu.

C) Na Hungria, Viktor Orbán ampliou a Corte Constitucional e modificou as normas de nomeação dos juízes, de modo a controlar o sistema judiciário e favorecer o próprio partido.

D) Na Rússia, Putin aproveitou a crise da invasão da Ucrânia para remover sistematicamente lideranças de oposição e transferir o controle da mídia televisiva para a holding estatal Gazprom.

E) Tunísia, Arábia Saudita e Egito apresentam um cenário de degeneração democrática, com restrições à liberdade civis de oponentes, mesmo tendo passado pela Primavera Árabe.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 99

Vamos para o Anterior: Exercício 97

Tente Este: Exercício 88

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: História






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.01ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.50ms))((ts_substr_c=0.54ms))((ts_substr_im=0.76ms))
((total= 5ms))