Procura

HistóriaGuerra fria e seus desdobramentos


EXERCÍCIOS - Exercício 55

  • (NUCEPE 2020)

Década de sessenta. Auge da Guerra Fria. Tempo de viva disputa entre as grandes potências, Estados Unidos e União Soviética. O planeta dividido em dois blocos geopolíticos, espelhados pelos três mundos da Guerra Fria. O Primeiro mundo do capitalismo ocidental, o Segundo Mundo dos países socialistas e o Terceiro Mundo da América Latina, Ásia e África. Capitalismo versussocialismo. O mundo todo é palco da competição. Amplo cenário, ameaçado por temerária corrida armamentista. A situação só vai mudar após a queda do Muro de Berlim, em 1989, marco simbólico do fim do socialismo real. (COUTO, Ronaldo Costa. História indiscreta da ditadura e da abertura: Brasil – 1964-1985. Rio de Janeiro; Record, 2003, p.23).
Tony Judt, ao comentar o legado da Segunda Guerra em sua obra “Pós-guerra: uma história da Europa desde 1945” (2008), pondera que, na sequência desse evento, a perspectiva da Europa era de miséria e de desolamento total. Tudo e todos parecem exauridos. Fizeram parte desse cenário político e social caótico


A) a instabilidade política fora da Europa, especialmente no Japão, em que os países cobeligerantes, EUA e URSS, estabeleceram influência compartimentada, mantendo a disputa entre as duas superpotências por apoio durante toda Guerra Fria.

B) os estados pós-coloniais, como palco de competição das duas grandes potências mundiais que lutavam para ampliar suas áreas de influência, tornando-se a maior zona de atrito entre elas e o espaço de irrupção dos conflitos armados.

C) uma ampla disputa produzida pelos serviços secretos vinculados aos dois lados ideológicos manifestada, na política de espionagem representadas pela KGB e CIA, órgãos de competência exclusiva na área da informação.

D) a corrida das duas potências para o desenvolvimento de armas nucleares, que resultou na produção das bombas atômica e de hidrogênio, reforçando em ambas a disposição para o uso da guerra direta como instrumento de política.

E) a necessidade de conter a ameaça dos Estados Unidos e das milícias paramilitares de cubanos anticastristas, impulsionando uma aproximação militar entre Havana e Moscou, o que resultou, na operação Baía dos Porcos ou crise dos mísseis cubanos.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 56

Vamos para o Anterior: Exercício 54

Tente Este: Exercício 11

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: História






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=1.49ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.54ms))((ts_substr_c=0.53ms))((ts_substr_im=0.91ms))
((total= 3ms))