Procura

HistóriaGuerra fria e seus desdobramentos


EXERCÍCIOS - Exercício 75

  • (Instituto Consulplan 2021)

Os Estados Unidos, baseados na política de boa vizinhança, evitam qualquer intervenção armada na América Latina e reconhecem que o período da Segunda Guerra e o franco enfraquecimento dos países europeus são um momento oportuno para ampliar seus mercados e capital. O período entreguerras e o período da Segunda Guerra Mundial mostram uma valorização estratégica da América Latina como centro de atenção para instalação de novos mercados, mas a situação encontrará seu revés no período da Guerra Fria. Sobre a Guerra Fria, é correto afirmar que:


A) A principal medida norte-americana, a Doutrina Truman, foi elaborada para a reconstrução da Europa, enquanto a América Latina passa a ser dominada política e militarmente em nome da contenção do avanço socialista.

B) A América Latina deixa de ser vista como uma área a ser investida, ao perder importância relativa e ao deixar de ter prioridades de investimentos. As mudanças pós 1945 são grandes, como a hegemonia soviética, a expansão do socialismo e o mundo bipolar.

C) O Plano Marshall é a encarnação da política da Guerra Fria na América Latina. Com o pretexto de combater a “ameaça comunista”, os EUA lançaram uma ofensiva destinada à destruição das forças políticas latino-americanas tidas como obstáculo de seu domínio continental.

D) Os países latino-americanos se transformaram em laboratórios para combater governos e insurreições marxistas ou sindicalistas. Através de intervenção armada ou pelo financiamento de grupos pró-capitalismo, os EUA dominaram a conjuntura política e militar nestes países.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 76

Vamos para o Anterior: Exercício 74

Tente Este: Exercício 51

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: História






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=1.34ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.57ms))((ts_substr_c=0.52ms))((ts_substr_im=0.86ms))
((total= 3ms))