HistóriaPeríodo colonial: produção de riqueza e escravismo
- (UPENET/IAUPE 2022)
“O Ciclo da Cana de Açúcar, também intitulado como ciclo do açúcar, foi um período importante da história do Brasil Colônia. Esse período foi compreendido entre a metade do século XVI e a metade do século XVIII. No Brasil, o açúcar foi considerado a primeira grande riqueza agrícola e industrial e por muito tempo, também foi a base da economia colonial.”
(https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/historia/ciclo-da-cana-de-acucar).
Sobre essa temática, assinale a alternativa CORRETA.
A) Uma das características das primeiras décadas deste Ciclo foi a inutilização da mão-de-obra escrava africana, sendo os indígenas brasileiros os únicos trabalhadores do canavial.
B) Sempre com grande concorrência do açúcar produzido nas Antilhas, a escravidão era extremamente necessária a fim de manter o açúcar brasileiro com valor de mercado menor que o antilhano.
C) Ainda que a região do nordeste açucareiro fosse extremamente dinâmica, a maior parte do açúcar remetido para a Europa advinha das áreas argilosas das Capitanias de São Vicente e Rio de Janeiro.
D) A escravidão não serviu apenas como “mãos e pés” dos senhores de engenho, como havia afirmado André João Atonil. Ela esteve ligada a diversos aspectos da cultura colonial açucareira, bem como de outras atividades econômicas, como o Comércio Atlântico.
E) Escravas e escravos vindos da África para o Brasil foram dóceis e se adaptaram bem, segundo os historiadores, por dois motivos fundamentais: já estavam habituados com os horrores da escravidão, bem como as atividades da lavoura canavieira.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 214
Vamos para o Anterior: Exercício 212
Tente Este: Exercício 154
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: História