HistóriaPeríodo colonial: produção de riqueza e escravismo
- (IF Sul Rio-Grandense 2021)
A exportação de mão de obra escrava da África para o mundo data-se no século IX e foi realizada incialmente por países banhados pelo Mar Mediterrâneo (Europa meridional), Oriente Médio e Ásia. Contudo, foi a chegada dos europeus ao Novo Mundo, a partir do século XV, que incrementou e expandiu o tráfico negreiro, assim criando um comércio transatlântico, que representou um fenômeno único em termos de número, extensão geográfica e econômica.
A respeito da escravidão transatlântica de escravos, afirma-se que
A) as colônias inglesas na América do Norte pouco participaram da expansão escravista, limitando-se a empregar mão de obra escrava na monocultura do tabaco e algodão sulista, influindo pouco na migração forçada rumo a essa região.
B) o domínio de colonos europeus das terras cultiváveis nas Antilhas, em latifúndios e fazendas, resultou na importação maciça de mão de obra africana, em virtude da migração da população indígena nativa.
C) a expansão do modo de produção escravista em vastas regiões da África expandiu os mercados internos e a produção comercial africana, estimulou a troca de produtos transatlânticos com a Europa e promoveu o crescimento do comércio intra-africano.
D) a exportação transatlântica de mulheres escravas para o Novo Mundo resultou, em valores absolutos, numa redução da população africana entre 1650 e 1850, pois provocou considerável redução da capacidade de reprodução da população na África negra.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 186
Vamos para o Anterior: Exercício 184
Tente Este: Exercício 24
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: História