PsicologiaPsicologia da educação
- (SELECON 2022)
Para compreender a relação entre pensamento e linguagem, Vigotsky analisou comparativamente os processos de aprendizagem pré-escolar e escolar, atribuindo-lhes características distintas, a saber:
A) enquanto o primeiro baseia-se em conceitos espontâneos que apenas descrevem a realidade particular, o segundo é formado por conceitos científicos que, mais abstratos e gerais, explicam um conjunto de fenômenos
B) a aprendizagem pré-escolar refere-se ao universo de signos familiares, e a aprendizagem escolar, a uma visão idealista da realidade em que as crianças interagem
C) o período pré-escolar resume-se a um enfoque biológico mecanicista do comportamento. A etapa escolar, por sua vez, é centrada na relação da criança com posicionamentos pré-determinados pela orientação político-pedagógica das escolas
D) o estágio pré-escolar não implica qualquer relação com o meio circundante e o pós-escolar é completamente determinado por tal meio
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 102
Vamos para o Anterior: Exercício 100
Tente Este: Exercício 30
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Psicologia