PsicologiaPsicologia da educação
- (FAUEL 2015)
A Psicologia da aprendizagem surgiu como uma área de conhecimento com intuito de auxiliar
profissionais da área educacional no aprimoramento de suas competências relacionadas ao processo
de ensinar e aprender. É uma área específica tanto na produção quanto na disponibilização do
conhecimento para a prática educativa. Como vimos na história, o pensamento psicológico vive, até
os dias atuais, um embate que se expressa em posições teoricamente conflitantes, que concebem
8
o desenvolvimento e a aprendizagem humana ora como frutos do ambiente, ora como processos
biológicos. Sobre o ponto de vista da Psicologia da Aprendizagem é possível dizer:
I- A aprendizagem Mecânica refere-se à aprendizagem de novas informações com pouca ou nenhuma associação com conceitos já existentes na estrutura cognitiva. II – Na aprendizagem Significativa processa-se um novo conteúdo, através de ideias e informações e relacionam-se conceitos relevantes, claros e disponíveis na estrutura cognitiva. III – Os psicólogos dentro da área educacional desenvolvem seus trabalhos de modo individualizado e autônomo, focado na área clínica e nas dificuldades pessoais do educando. IV- O desenvolvimento e aprendizagem são dois processos que se inter-relacionam, pois o desenvolvimento é visto como um processo mediado, ou seja, as mudanças que ocorrem ao longo da vida estão marcadas pela interação que as pessoas estabelecem com seu meio social e cultural.
A) I e II
B) II,III e IV
C) I,II e IV
D) I,II,III
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 17
Vamos para o Anterior: Exercício 15
Tente Este: Exercício 64
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Psicologia