Procura

VeterináriaAnatomia e fisiologia veterinária


EXERCÍCIOS - Exercício 46

  • (OBJETIVA 2022)

Conforme DYCE, em relação aos músculos do membro torácico e do membro pélvico, assinalar a alternativa CORRETA:


A) O músculo omotransverso, localizado no membro torácico, tem origem na rafe dorsal mediana e no ligamento supraespinhoso, estendendo-se, aproximadamente, ao nível da segunda vértebra cervical até o da nona torácica, e converge para inserir-se na espinha da escápula. Esse músculo pode elevar a escápula junto ao tronco e girar o ângulo ventral do osso cranialmente, e, dessa forma, impulsionar o membro.

B) O músculo grande dorsal, localizado no membro torácico, tem origem muito ampla a partir da fáscia toracolombar e converge para uma inserção na tuberosidade redonda do úmero. O músculo retrai o membro livre e, também, pode fletir a articulação umeral.

C) O grupo glúteo compreende os músculos glúteos superficial, médio e profundo, bem como o tensor da fáscia lata. O glúteo médio é o músculo mais cranial do grupo. Suprido pelo nervo glúteo cranial, é basicamente um flexor do quadril. No cavalo, sua parte mais caudal estende-se para frente e funde-se com uma faixa cranial do glúteo superficial.

D) O músculo pectíneo, localizado no membro pélvico, tem como principal função a flexão do quadril, mas tem uma certa capacidade para adução da coxa e extensão do joelho. No movimento de abdução, rota a coxa externamente.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 47

Vamos para o Anterior: Exercício 45

Tente Este: Exercício 5

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Veterinária






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.52ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.52ms))((ts_substr_c=1.53ms))((ts_substr_im=0.96ms))
((total= 7ms))