Procura

VeterináriaAnatomia e fisiologia veterinária


EXERCÍCIOS - Exercício 32

  • (AMEOSC 2021)

A homeostase é uma das características fundamentais dos seres vivos que permite a manutenção do ambiente interno dentro de limites toleráveis. Como base para a adaptação, os organismos mais evoluídos farão uso principalmente de dois recursos básicos: o sistema nervoso, atuando basicamente no controle, e o sistema endócrino, atuando principalmente na sinalização. Entre eles temos a regulação térmica que:


A) O pâncreas produz insulina e glucagon para regular a concentração de açúcar no sangue (glicemia) e a temperatura corporal. Quando ocorre aumento da concentração de glicose no sangue a insulina entra com ação hipoglicemiante, e quando ocorre queda na concentração da glicose é a vez do glucagon atuar com sua ação hiperglicemiante. As ações destes hormônios permitem manter a concentração de glicose dentro dos limites que chamamos fisiológicos, ou seja, mantém a homeostase da glicose e a manutenção da temperatura.

B) Por influência do hipotálamo, os músculos esqueléticos tremem para produzir calor quando a temperatura corporal é muito baixa. Quando a temperatura é muito alta o suor arrefece o corpo por evaporação. Para que isto aconteça é necessário que os termorreceptores do organismo sinalizem para o hipotálamo a variação da temperatura corpórea para baixo ou para cima. Outra forma de gerar calor envolve o metabolismo de gordura.

C) O CO2 é o produto final de muitas rotas de metabolismo essenciais para o organismo e na regulação da temperatura, no entanto é tóxico para o mesmo, e precisa ser removido para garantir a sobrevivência do animal. O órgão responsável pela eliminação do CO2 é o pulmão que se encarrega de fazer trocas com o meio ambiente, absorvendo o oxigênio rico no ar atmosférico e devolvendo o CO2. O controle desse processo fica por conta do sistema nervoso que age central e perifericamente aumentando ou diminuindo a frequência respiratória para garantir a homeostase.

D) Os rins excretam uréia e regulam as concentrações de água, de temperatura e de uma grande variedade de íons. Além de outros mecanismos, os rins têm a capacidade de responder ao ADH (hormônio antidiurético) produzido pelo hipotálamo, que evita a perda de água e desidratação do organismo. Nas situações em que houver aumento da osmolaridade plasmática, baseado num princípio de emergência de água e baixa de temperatura, o organismo produz o ADH para impedir a perda de água, a baixa de temperatura corporal e as complicações decorrentes do excesso de sais no organismo.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 33

Vamos para o Anterior: Exercício 31

Tente Este: Exercício 14

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Veterinária






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.46ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.68ms))((ts_substr_c=0.87ms))((ts_substr_im=1.09ms))
((total= 7ms))