Procura

VeterináriaAnatomia e fisiologia veterinária


EXERCÍCIOS - Exercício 43

  • (UFSC 2022)

Os peixes constituem cerca de 50% de todas as espécies de animais vertebrados conhecidas, sendo o maior e mais diverso grupo com mais de 20.000 espécies diferentes. O conhecimento básico de anatomia e fisiologia dos peixes torna-se imprescindível para a realização de um bom trabalho veterinário com esses animais. Assinale a alternativa correta sobre as características anatômicas e fisiológicas dos peixes.



A) A linha lateral se origina na cabeça, ao redor dos olhos e narinas, e se estende ao longo da parede lateral do corpo, serve como estrutura mecanosensorial, usada para detectar mudanças de temperatura e salinidade na água.


B) Os peixes são cobertos por uma camada mucosa que é parte importante do sistema imunológico inato e serve como a primeira linha de defesa contra organismos patogênicos.


C) As brânquias são os órgãos respiratórios primários em todos os peixes e servem para absorver oxigênio, excretar ureia e regular o balanço de água e íons.


D) Os peixes herbívoros apresentam o trato digestório, geralmente, muito mais longo do que os omnívoros e carnívoros, e, em algumas espécies, o estômago é tripartido.


E) A bexiga natatória, na maioria dos peixes, é um órgão cheio de gás que pode ser localizado ao longo da parede ventral da cavidade peritoneal e tem função hidrostática que pode ser preenchida ou esvaziada para regular a flutuabilidade.



Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 44

Vamos para o Anterior: Exercício 42

Tente Este: Exercício 14

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Veterinária






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.93ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.63ms))((ts_substr_c=1.31ms))((ts_substr_im=0.75ms))
((total= 7ms))