PortuguêsUso das aspas
- (CEFET-MG 2022)
O limite do humor
O humor é subjetivo, e não há uma linha exata para definir quais são os limites. Dentro da sociologia, o consenso é de que a comédia é produzida e interpretada a partir de contextos específicos, condutas sociais acordadas entre os grupos com quem o humor dialoga e um senso de identidade compartilhado.
A partir desses elementos, o humor produz o riso majoritariamente pela subversão de expectativas. De acordo com a neurociência, a reação automática do cérebro na maioria dos casos é rir quando as expectativas são subvertidas.
Uma “regra não escrita” do humor é de que não há tema “proibido” na comédia, mas que os comediantes devem escolher seus alvos a fim de não reforçar estruturas de preconceito e opressão – afinal, reforçar sistemas que já estão consolidados não é subverter expectativas, mas reproduzi-las. Nessa linha de pensamento, é válido fazer uma piada com racismo, por exemplo, desde que o alvo da gozação seja o racista e não a vítima.
Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2022/03/29/- A profusão de interpretações sobre o tapa no Oscar. Acesso em: 02 abr.2022.
O emprego de aspas no termo “proibido” tem a finalidade de
A) exemplificar a ideia defendida por neurocientistas.
B) relativizar a definição literal do conceito de proibição.
C) enfatizar a subjetividade mencionada no primeiro parágrafo.
D) referenciar o sentido que os comediantes atribuem à palavra.
E) ironizar as regras impostas pelo humor politicamente correto.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 262
Vamos para o Anterior: Exercício 260
Tente Este: Exercício 267
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Português