Educação físicaDança
- (Instituto Consulplan 2022)
É importante compreender que no ambiente escolar a dança não deve ser disseminada como uma prática para o espetáculo, pois precisa ser trabalhada de uma maneira lúdica, permitindo que o aluno descubra mais sobre o seu próprio corpo e sobre o ambiente com o qual interage. Ao longo das aulas, o professor atua como um mediador que propõe as atividades e observa as crianças atentamente. Assim, consegue identificar as características de cada uma delas, bem como a maneira como reagem ao processo educativo. A dança, arte do movimento, tem em sua essência as mais variadas manifestações do movimento. Um dos conteúdos estruturantes do movimento corporal é a Kinesfera , que pode ser definida como:
A) A ocupação dos espaços interno e externo, público e privado, relacionando-o ao entendimento de corpo e ambiente/contexto. Dentro do espaço estudamos os níveis, as dimensões, as formas de deslocamento e as direções.
B) Estruturada em três variações é a velocidade com a qual são executados determinados movimentos, os quais podem ser rápidos, moderados e lento. Qualidade do movimento que se refere à tensão muscular com a qual se deixa fluir um movimento.
C) Fortalecimento das cadeias musculares, principalmente do centro, como eixo de movimentação, possibilitando o estudo da sustentação e equilíbrio. O corpo de move pelo espaço a partir de uma direção que precisa de um tipo de deslocamento para acontecer e um nível.
D) É o que delimita o limite natural do espaço pessoal, no entorno do corpo. Cerca o corpo, esteja ele em movimento ou em imobilidade, e se mantém constante em relação a ele, acompanhando-o quando este se move. Representa o espaço vital do ser humano, e tudo o que é possível alcançar com todas as partes do corpo, perto ou longe, grande ou pequeno, com movimentos rápidos ou lentos.
Vamos para o Anterior: Exercício 115
Tente Este: Exercício 74
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Educação física