Procura

Educação físicaRelação educação física escolar e esporte


EXERCÍCIOS - Exercício 274

  • (FGV 2022)

Observe os dois cenários a seguir:
1. O professor Jonas costuma avaliar seus alunos com base no desempenho motor demonstrado ao final do bimestre. No conteúdo handebol, por exemplo, atribui notas com base no acerto do arremesso em direção à meta. Também atribui pontos para a performance do aluno numa prova de jogo.
2. A professora Isabel avalia seus alunos com base no processo vivenciado ao longo do bimestre. No conteúdo capoeira, por exemplo, anotou em seu diário a participação dos alunos das atividades em cada aula. Para além, uso a apresentação de seminário sobre o tema e a experimentação em uma roda de capoeira como forma de composição da nota.
Sobre os exemplos, é correto afirmar que


A) o professor Jonas utiliza uma lógica de avaliação da aprendizagem; a professora Isabela estabelece uma avaliação por exames escolares.

B) a professora Isabela utiliza uma perspectiva processual de avaliação; o professor Jonas está próximo a uma avaliação classificatória e centrada no desempenho.

C) a professora Isabela utiliza uma perspectiva avaliativa focada na dimensão procedimental do conteúdo; o professor Jonas focaliza a dimensão conceitual do conteúdo.

D) o professor Jonas utiliza uma lógica classificatória de avaliação; a professora Isabela se aproxima de uma avaliação com foco estritamente na dimensão procedimental do conteúdo.

E) ambos os professores avaliam de forma a valorizar o gesto motor como produto final da aprendizagem.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 275

Vamos para o Anterior: Exercício 273

Tente Este: Exercício 299

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Educação física






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.80ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.57ms))((ts_substr_c=0.82ms))((ts_substr_im=0.81ms))
((total= 7ms))