Procura

PortuguêsFunções morfossintáticas da palavra que


EXERCÍCIOS - Exercício 35

  • (COPEVE-UFAL 2016)

Como se forma uma caverna?

A caverna se forma quando água ácida penetra no solo, entra em contato com rochas calcárias e as dissolve, formando “ocos” no relevo. Esse processo é o que define o surgimento da maioria dos tipos de caverna. Segundo a espeleologia, ramo da ciência que estuda o assunto, caverna é toda cavidade natural rochosa com dimensões que permitam o acesso de seres humanos. Mas essa definição também abrange outras formas, como as cavernas em geleiras, recifes de coral ou rochas não calcárias. Outras variedades surgem provocadas por erosão, lava ou substâncias produzidas por bactérias. Seja qual for o tipo, elas são importantes não só para curiosos, mas para os cientistas também. “As cavernas são um baú fabuloso de recordações da história do planeta e da vida”, diz o espeleólogo Clayton Ferreira Lino, coordenador da Rede Brasileira de Reservas da Biosfera. Dentro desse baú, há informações sobre a história geológica da Terra, a formação da vida no planeta e a evolução do ser humano. Enquanto usavam as cavernas como casa, esconderijo e até como templo, nossos ancestrais deixaram inscrições nas paredes, fósseis e materiais que dão pistas de como era a vida na época das cavernas.

Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-se-forma-uma-caverna> . Acesso em: 24 jul. 2016.

Assinale a alternativa correta a respeito dos aspectos sintático-semânticos dos fragmentos do texto.




A) No segmento: “...entra em contato com rochas calcárias e as dissolve...”, a função sintática que o pronome em destaque exerce é de complemento nominal, uma vez que substitui o nome “rochas”.

B) Em “ Segundo a espeleologia, ramo da ciência que estuda o assunto,...”, o elemento destacado, ao relacionar orações, denota circunstância de comparação.

C) Em “...caverna é toda cavidade natural rochosa com dimensões que permitam o acesso de seres humanos...”, o pronome relativo substitui o antecedente e passa a exercer a função sintática de sujeito.

D) Na definição “As cavernas são um baú fabuloso de recordações da história do planeta e da vida”, há a figura de linguagem metonímia, já que sugere mudança do sentido comum, podendo ser entendida como uma “comparação mental”.

E) Os vocábulos “casa”, “esconderijo” e “templo”, em: “Enquanto usavam as cavernas como casa , esconderijo e até como templo , nossos ancestrais deixaram inscrições nas paredes...”, pertencem a um mesmo campo semântico, já que são hipônimos da palavra “paredes”.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 36

Vamos para o Anterior: Exercício 34

Tente Este: Exercício 21

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=1.86ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.75ms))((ts_substr_c=0.97ms))((ts_substr_im=1.07ms))
((total= 5ms))