Procura

PortuguêsFunções morfossintáticas da palavra que


EXERCÍCIOS - Exercício 208

  • (VUNESP 2019)

Com Bernardo, Lenine e Grassi, num sábado de outono, no Inhotim

“Sabe de uma coisa? Nós vivemos muito pouco”, disse Bernardo. Lenine tocou de leve em seu antebraço, e concordou, emendando com uma história da Dona Terezinha, vizinha de seu sítio no Vale das Videiras, em Petrópolis, onde instalou o seu orquidário. Ela tem uma sapucaia, que produz um ouriço usado no cultivo de algumas espécies. Bateu na sua casa:

– Dona Terezinha, eu vi que a senhora tem uma sapucaia. A senhora pode me ceder uma muda? Preciso do ouriço para algumas orquídeas.

– Posso! Mas quem planta sou eu.

Dona Terezinha colheu a muda, levou, plantou, fez a reza e molhou. Ia embora, ouviu, pelas costas:

– Dona Terezinha, muito obrigado. Mas quando é que vou poder colher o ouriço?

Pensou, coçou a cabeça, e... “daqui a uns 60 ou 70 anos, meu filho”.

Uma longa gargalhada explodiu na mesa. O show do Lenine em Inhotim, neste sábado, trouxe um sopro de vida eterna ao ambiente. A conversa pausada, cheia de casos e histórias, era observada por Grassi com atenção. Inhotim está vivo, cada vez mais vivo, era a mensagem, era o astral no meio daquele paraíso que de perdido não tem nada.

Lembrando a polêmica sobre a filosofia, Lenine mandou:

– Aristóteles jogou a toalha. No final da vida, depois de tanta filosofia, escreveu que o mais importante era rir.

E se o riso precede a felicidade e, com ela, os hormônios da longevidade, viveremos um pouco mais depois deste sábado musical e iluminado de outono, em Inhotim.

Com a noite chegando, os corações se juntaram naquela mesa. A vegetação nos acolheu, luz e sombra bordando os contrastes, pensamentos voando. Um sombrio Bernardo se revelou. Retirado desde os últimos acontecimentos, vive serenando as reflexões, salvando lembranças. Mas não desiste do sonho:

– Com o rompimento da barragem, tivemos que reduzir custos. Outro dia descobri que acabaram com o Coral e a Orquestra formada por gente da região. Mandei voltar. Tem coisa que não pode cancelar.

Bernardo, neste ponto, se afasta da gestão e olha para a transcendência da arte como solução. Não adianta cortar custo de coisas que são para sempre. Música, canto, arte. O Inhotim tem, agora, responsabilidade dobrada: a revitalização de toda uma região devastada pela tragédia.

(Afonso Borges. https://blogs.oglobo.globo.com, 28.04.2019. Adaptado)


Na frase – Tem coisa quenão pode cancelar. –, o vocábulo destacado é um pronome relativo, retomando o substantivo “coisa”. Assinale a alternativa em que o vocábulo em destaque também exerce função pronominal, retomando um substantivo.


A) Ela tem uma sapucaia, que produz um ouriço usado no cultivo de algumas espécies.

B) Dona Terezinha, eu vi que a senhora tem uma sapucaia.

C) Mas quando é que vou poder colher o ouriço?

D) No final da vida, depois de tanta filosofia, escreveu que o mais importante era rir.

E) – Com o rompimento da barragem, tivemos que reduzir custos.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 209

Vamos para o Anterior: Exercício 207

Tente Este: Exercício 265

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=1.96ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.64ms))((ts_substr_c=1.31ms))((ts_substr_im=0.92ms))
((total= 5ms))