PortuguêsFunções morfossintáticas da palavra que
- (Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ 2010)
TEXTO 3
Noite de 1928. Chovia.
É natal. E todo mundo resolve mandar textos para mim, como se carente estivesse deles. E, de ruins, bastam os meus. Não sei se são presentes, ou passados, assim-assados.
Creio que me julgam eminente e iminente crítico da arte e ofício da escrita. A grande maioria desses textos envergonharia o Papai Noel e o próprio pai e a mãe dos autores. Eu já pedi para você não me mandar mais textos. Mas você insisti. Você gosta de sofrer. E de me fazer sofrer. Antes de mandar um texto para um escritor, dê uma olhadinha ao menos nas vírgulas, que são a respiração do leitor. Procure saber direito como se escreve seje e se questão tem ou não trema. Menas ousadia, pesso eu.
(Mario Prata - O Estado de São Paulo, 08/12/99 IN:
http://www.marioprataonline.com.br/ )
Com base no TEXTO 3, responda à questão.
“ Não sei se são presentes, ou passados, assim-assados .”
O vocábulo se , nesse caso, é uma conjunção integrante,
que introduz uma oração substantiva. Tem essa mesma
classificação e função a palavra destacada em:
A)
Releia o texto escrito por você, qu e assim poderá aprimorá-lo.
B) A verdade é que muitos não fazem revisão dos textos escritos.
C) “Tudo vale a pena / Se a alma não é pequena.”
D) Era uma escrita tão complicada, que afugentava o leitor.
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