Procura

PortuguêsConjunções: relação de causa e consequência (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 234

  • (FCC 2021)

O bafo largo do animal revelava- lhe o porte, mas a densidade do escuro escondia tudo. Estavam como dois ruídos inimigos em lugar nenhum. Saberiam nada mais do que o ruído e o odor de cada um. Mediam a mútua coragem e o mútuo medo sem se poderem ver. O artesão pensou. Se o predador estivesse capaz já o teria mordido avidamente. Por isso, talvez se salvasse se lhe evitasse a boca pousada para um ou outro lado. Fez contas. A respiração aflita do companheiro vinha da sua esquerda, precisava claramente de conservar-se à direita, longe de dentes, mais seguro. Julgou que à luz do dia veria o inimigo e alguém o acudiria. Se lhe descessem uma lâmina haveria de a enfiar nas tripas nervosas do bicho e o saberia morto. Poderia descansar na sua provação, que era já coisa bastante para o arreliado do espírito que costumava ter.

A noite toda se foi medindo no exíguo espaço e prestou atenção àquela aflição contínua. Mas, com o dia, seguiu sem ver. A roda de céu que declinava ao chão transbordava, pelo que quase nada baixava. No fundo tão fundo eram só cegos. Foi quando Itaro distinguiu lucidamente o que lhe ocorria. Estar no fundo do poço era menos estar no fundo do poço e mais estar cego, igual a Matsu, a sua irmã. Estava, por fim, capturado pelo mundo da irmã. A menina habitava o radical puro da natureza .

(MÃE, Valter Hugo. A lenda do poço in Homens imprudentemente poéticos .

São Paulo: Biblioteca Azul, 2016, p. 124-125)


Depreende-se das orações que compõem a frase Se o predador estivesse capaz já o teria mordido avidamente(1º parágrafo) uma relação de


A) passividade, expressa pela partícula apassivadora se .

B) condição, expressa pela conjunção subordinante se .

C) passividade, expressa pelo pronome pessoal se .

D) reflexividade, expressa pelo pronome pessoal se .

E) condição, expressa pela conjunção integrante se .


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 235

Vamos para o Anterior: Exercício 233

Tente Este: Exercício 383

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.96ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.57ms))((ts_substr_c=1.13ms))((ts_substr_im=0.77ms))
((total= 6ms))