Procura

PortuguêsConjunções: relação de causa e consequência (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 191

  • (Prefeitura de Motuca - SP 2021)

Leia o texto e responda a questão seguinte.
Território como condição da democracia
"A esfera pública seria, segundo Aristóteles, o espaço da visibilidade de si e do outro. Ou seja, do domínio da alteridade como campo da política. Todavia, só possível da existência tangível com a corporificação da palavra e da ação no exercício de direitos à liberdade. Nesta senda, a concepção cidadania ganha elementos emancipatórios fundamentais como prática de direitos, dentre eles, o retorno ao território como esfera pública da política. O retorno ao território é o fundamento da prática política, uma vez que o cotidiano de todos os sujeitos, de todas as ações e todas as intenções humanas possui a sua integralidade em espaço/tempos demarcados. No território é possível reconhecer o sentido dos interesses coletivos, promover pertencimentos e de mobilizar forças plurais de mudança. É no território que nos fazemos sujeitos da política e portadores de projetos de sociedade. O território significa, portanto, uma marca e uma matriz daquilo que verdadeiramente somos e do queremos para as novas gerações de cidadãos. Sendo assim, há uma dimensão fundamental entre a prática cidadã e o uso do território como condição da democracia, pois estamos diante da exterioridade/proximidade dos nossos atos societários." (Jorge Luiz Barbosa).

No fragmento"( .. . ) território significa, portanto, uma marca e uma matriz ( ... )", entende-se que a conjunção em destaque tem a mesma função e classificação morfológica do contido na alternativa:


A) O empregador é o responsável por solicitar o cadastramento do trabalhador ao ser admitido, mesmo que este possua um número cadastrado por outro agente.

B) ... admitia a realização de tais diligências, tendo, entretanto , ficado claro, e com advertência de que tais diligências fossem realizadas com o máximo de segurança e zelo.

C) Fiz acordo, a fim de que evitássemos brigar.

D) O presidente informou que a crise está superada, não há hipótese, por conseguinte , de renúncia.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 192

Vamos para o Anterior: Exercício 190

Tente Este: Exercício 387

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=5.38ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.57ms))((ts_substr_c=0.73ms))((ts_substr_im=0.82ms))
((total= 7ms))