Procura

PortuguêsConjunções: relação de causa e consequência (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 3

  • (Unesc 2019)

Independente da profissão que exerçamos, é preciso saber escrever textos na norma padrão da língua para que possamos nos comunicar no ambiente de trabalho e fora dele. Textos como memorandos, currículos, ofícios e tantos outros exigem um conhecimento das regras que regulam nosso idioma. Abaixo você encontrará explicações dos problemas causados na interpretação das anedotas da questão anterior. Apenas uma explicação não está correta. Identifique-a.


A) Na frase “- É pra mim comer, professora” o aluno deveria ter usado “eu” no lugar de “mim” pois o pronome aqui tem função de sujeito do verbo “comer”.

B) O pronome “consigo” tem função reflexiva. Por isso o uso estaria correto numa frase do tipo “O artista, na peça, falava consigo mesmo”.

C) Ao falar “- Não é para a senhora não, professora, é para mim mesmo.” O menino erra novamente no uso do pronome “mim”, que deveria ser “eu mesmo”.

D) A conjugação do verbo “cavar” na anedota 2 obedece ao padrão de conjugação do presente do indicativo.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 4

Vamos para o Anterior: Exercício 2

Tente Este: Exercício 117

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=5.81ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.56ms))((ts_substr_c=2.15ms))((ts_substr_im=0.78ms))
((total= 9ms))