Procura

PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (22)


EXERCÍCIOS - Exercício 281

  • (PR-4 UFRJ 2021)

TEXTO 2

FRAGMENTO DE A INVENÇÃO DO NORDESTE E OUTRAS ARTES

DURVAL MUNIZ DE ALBUQUERQUE JÚNIOR | nasceu em 22 de junho de 1961, em Campina Grande, Paraíba. Pós-doutor e professor nas Universidades Federais do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Campina Grande, Paraíba, e nas estaduais da Paraíba, de São Paulo e de Campinas.

“O ‘Nordeste’, na verdade, está em toda parte desta região do país e em lugar nenhum, porque ele é uma cristalização de estereótipos que são subjetivados como característicos do ser nordestino e do Nordeste. Estereótipos que são operativos, positivos, que instituem uma verdade que se impõe de tal forma, que oblitera a multiplicidade das imagens e das falas regionais, em nome de um feixe limitado de imagens e falas-clichês, que são repetidas ad nauseum , seja pelos meios de comunicação, pelas artes, seja pelos próprios habitantes de outras áreas do país e da própria região.”

Sobre o fragmento dado é válido afirmar que o trecho “ estereótipos que são subjetivados como característicos do ser nordestino e do Nordeste ” é, semântica e diretamente, relacionado pelo autor com:




A) uma verdade que se impõe pelas artes.

B) as falas regionais obliteradas pelos meios de comunicação.

C) um feixe limitado de imagens e falas-clichês.

D) a cristalização subjetiva da multiplicidade de imagens.

E) outras áreas do país e com a própria região.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 282

Vamos para o Anterior: Exercício 280

Tente Este: Exercício 191

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=5.03ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.78ms))((ts_substr_c=1.55ms))((ts_substr_im=0.79ms))
((total= 8ms))