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PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (22)


EXERCÍCIOS - Exercício 51

  • (OMNI 2021)

TEXTO PARA A QUESTÃO.

COMO A LEGO FOI DA QUASE FALÊNCIA AO TOPO DA INDÚSTRIA DE BRINQUEDOS

À beira da falência em 2003, a fabricante de brinquedos dinamarquesa finalmente aprendeu a valorizar seus fãs adultos.

P O R D A R Y L A U S T I N P U B L I C A D O 5 DE A G O . D E 2 0 2 1

Quando os executivos da fabricante de brinquedos Lego souberam pela primeira vez que adultos compravam grandes quantidades de seus blocos de montar de plástico e se reuniam para criar seus próprios projetos de Lego, “consideraram o hábito muito fora do comum”, disse Paal Smith-Meyer. “

Antes do fim da década de 1990, a empresa não acreditava no valor de fãs adultos”, conta Smith-Meyer, que ocupou vários altos cargos na Lego entre 2000 e 2014. “Os líderes da empresa até mesmo pensavam que os adultos depreciavam a marca.”

Devido a alguns funcionários que buscaram mudar atitudes dentro da empresa, a Lego não tem mais vergonha de seus fãs adultos. Já se foi o tempo em que etiquetas nas caixas de Lego declaravam que o conteúdo era apropriado apenas para crianças entre 7 e 12 anos. Os antigos slogans “Just Imagine...” (“é só imaginar”, em tradução livre) e “Play On” (“aproveite”, em tradução livre) foram ofuscados pelo mais novo lema publicitário da Lego: “Adults Welcome” (“adultos são bem-vindos”, em tradução livre).

Até mesmo artistas e atletas superastros como Ed Sheeran, Dwight Howarde e David Beckham se gabam abertamente de sua afinidade com os blocos de construção da Lego.

Hoje, a Lego é a maior e mais lucrativa fabricante de brinquedos do mundo. Em 1999, os blocos da Lego receberam a premiação “Brinquedo do Século” e, em 2014, a revista Time os colocou em primeiro lugar na lista de “brinquedos mais influentes de todos os tempos”, à frente da boneca Barbie, do boneco do G.I. Joe e do Easy Bake Oven , um forno de brinquedo capaz de assar algumas receitas.

O entusiasmo e o poder de compra dos adultos fãs de Lego — ou Afols, na sigla em inglês, como são conhecidos no setor — desempenharam um papel importante na ascensão da empresa ao topo. Mas especialistas afirmam que a transição da indicação de “exclusivamente infantil” para “adultos são bem-vindos” foi um processo difícil e demorado. [...]

Fonte: (AUSTIN, Daryl. Como a Lego foi da quase falência ao topo da indústria de brinquedos. National Geographic Brasil.


Segundo o texto:


A) a Lego passou a direcionar seus produtos ao público adulto a fim de atingir pessoas famosas para fazerem propaganda de seus blocos de construção.

B) o investimento em um público diferente ajudou a Lego a se recuperar do processo de falência pelo qual a companhia estava passando nos anos 2000.

C) o comportamento de parte dos funcionários da Lego causou vergonha à empresa até haver uma mudança de atitude da companhia, o que foi difícil e demorado.

D) brinquedos como a boneca Barbie ficaram atrás dos produtos Lego na lista dos brinquedos mais influentes do século porque não abordaram os adultos como seu público-alvo.


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