Procura

PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (22)


EXERCÍCIOS - Exercício 167

  • (CESPE / CEBRASPE 2021)

Texto CG1A1-II
A grande disparidade no padrão de saúde e doença no mundo é um chamado urgente para ações que visem à melhoria das condições e da qualidade de vida das populações vulneráveis. Essa diferença inaceitável está associada a determinantes sociais e ambientais, insegurança alimentar e baixa educação, além do acesso limitado aos serviços de saúde e da sua qualidade precária.
A área de trabalho e pesquisa denominada saúde global visa reduzir a desigualdade em saúde para as populações em todo o mundo. A atividade científica se insere nesse contexto buscando o desenvolvimento e a aplicação de novos métodos e produtos mais eficientes para prevenção, diagnóstico e tratamento dos principais problemas de saúde.
Destacam-se as estratégias de uso profilático de medicamentos em massa para as filarioses e geohelmintíases (doenças causadas por parasitas); o reposicionamento e a combinação de fármacos para o tratamento da malária resistente à cloroquina; a terapia multidroga para encurtar o tratamento e evitar resistência medicamentosa na tuberculose, na hanseníase e na AIDS; os testes rápidos de diagnóstico de leishmaniose, HIV e sífilis, para uso em unidades de atenção primária; além do desenvolvimento de mosquitos modificados geneticamente para controle de transmissão da malária e dengue.
As epidemias, em tempos de globalização, Internet e redes sociais, desnudam as iniquidades e o despreparo das estruturas políticas e de serviços públicos para enfrentar a ameaça biológica. O mundo espera por um despertar social de maior compromisso com o coletivo e com o bem-estar da humanidade no imprevisível período pós-pandemia.
Fabio Zicker. Ciência em prol da saúde global . In : Ciência Hoje ,edição 372, dez./2020, p. 53 (com adaptações).

Assinale a opção correta, considerando as ideias do texto CG1A1-II.


A) A atenção primária pode realizar testes rápidos de diagnóstico.

B) Os mosquitos modificados são uma ameaça ao bem-estar da humanidade.

C) As populações são vulneráveis às doenças por causa do uso inadequado de medicamentos.

D) A tuberculose, a hanseníase e a AIDS são resistentes a terapias multidrogas.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 168

Vamos para o Anterior: Exercício 166

Tente Este: Exercício 283

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.45ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.71ms))((ts_substr_c=1.26ms))((ts_substr_im=0.74ms))
((total= 7ms))