PedagogiaEducação infantil
- (IF Sul Rio-Grandense 2021)
Sobre os conceitos de letramento e multiletramentos no ensino de língua, a partir de Roxane Rojo (2012) e Magda Soares (2010), é correto afirmar que
A) o final dos anos 1980 é definido como o momento em que houve a necessidade de reconhecer e conceituar práticas sociais de leitura e escrita mais complexas que aquelas resultantes da aprendizagem do sistema de escrita. Nesse momento, surgiu o conceito de letramento no Brasil, literacia em Portugal, illetrisme na França e literacy nos países de língua inglesa.
B) o conceito de multiletramentos é uma evolução do conceito de letramento, pois reafirma a variedade e a multiplicidade das práticas letradas em uso na sociedade e acrescenta a multiplicidade e a complexidade dos meios de circulação de diferentes gêneros textuais através das novas tecnologias de informação e comunicação.
C) o conceito de multiletramentos aponta para dois tipos de multiplicidades presentes na sociedade contemporânea: a multiplicidade cultural das populações e a multiplicidade de linguagens que atuam na constituição dos textos por meio dos quais ela se informa e se comunica.
D) o surgimento do termo letramento e sua relação com o ensino de língua no Brasil e nos demais países se dá de forma semelhante: a discussão do termo letramento surge sempre atrelada ao conceito de alfabetização, o que acaba por levar a uma fusão dos dois processos.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 80
Vamos para o Anterior: Exercício 78
Tente Este: Exercício 78
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia