PedagogiaEducação infantil
- (VUNESP 2019)
A leitura de histórias é um momento em que a criança pode conhecer a forma de viver, pensar, agir e o universo de valores, costumes e comportamentos de outras culturas situadas em outros tempos e lugares que não o seu. De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, vol. 3, para favorecer as práticas de leitura, algumas condições são consideradas essenciais. De acordo com o referido documento, entre essas condições, é correto citar:
A) contar histórias, prioritariamente, sem o uso dos livros, para que as crianças possam imaginar, tendo em vista que, na primeira infância, o desenvolvimento da imaginação e a cultura oral se sobrepõem à cultura escrita.
B) possibilitar às crianças a escolha de suas leituras e o contato com os livros, de forma que possam manuseá-los, por exemplo, nos momentos de atividades diversificadas.
C) durante a leitura de história, utilizar linguagem acessível e omitir, simplificar ou substituir, por um sinônimo familiar, as palavras que o professor considera difíceis ou complexas, para que as criança compreendam a narrativa.
D) oferecer às crianças de zero a três anos textos curtos, simples e com frases diretas e de, no máximo, duas linhas por folha, com imagens grandes e coloridas, para que elas possam permanecer atentas à história.
E) após a leitura de história, é sempre necessário propor atividades subsequentes sobre a história lida para as crianças. Pode-se propor fazer um desenho, pintar desenhos fotocopiados das personagens, recontar ou dramatizar a história.
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