PedagogiaEducação infantil
- (IBFC 2019)
“Durante muitos séculos, o ser humano se imaginou no centro do Universo, com a natureza à sua disposição, e apropriou-se de seus processos, alterou seus ciclos, redefiniu seus espaços, mas acabou deparando-se com uma crise ambiental que coloca em risco a vida do planeta, inclusive a humana”. Esta frase foi retirada do texto dos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. De acordo com o que diz os Parâmetros Curriculares Nacionais, e reconhecendo a complexidade do ensino das Ciências Naturais e da Tecnologia, são necessários critérios de seleção de conteúdo para que haja uma aproximação e compreensão do estudante, favorecendo seu processo pessoal de constituição do conhecimento científico e de outras capacidades necessárias à cidadania. Quanto aos critérios de seleção de conteúdo descritos para auxiliar o professor, assinale a alternativa incorreta .
A) Os conteúdos devem favorecer a construção, pelos estudantes, de uma visão de mundo como um todo, formado por elementos inter-relacionados, entre os quais o ser humano é o agente de transformação
B) Os conteúdos devem ser relevantes do ponto de vista social, cultural e científico, permitindo ao estudante compreender, em seu cotidiano, as relações entre o ser humano e a natureza mediadas pela tecnologia, superando interpretações ingênuas sobre a realidade à sua volta
C) Os conteúdos devem se basear em fatos, procedimentos, atitudes e valores a serem promovidos de forma compatível com as possibilidades e necessidades de aprendizagem do estudante, triados de acordo com a ideologia, valores e crença do professor, de maneira que ele possa operar com tais conteúdos e avançar efetivamente nos seus conhecimentos
D) Os conteúdos devem promover as relações entre diferentes fenômenos naturais e objetos da tecnologia, entre si e reciprocamente, possibilitando a percepção de um mundo em transformação e sua explicação científica permanentemente reelaborada
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 47
Vamos para o Anterior: Exercício 45
Tente Este: Exercício 40
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia