PedagogiaTeorias e práticas para o ensino de artes
- (VUNESP 2021)
A Abordagem Triangular no ensino das Artes e Culturas Visuais não é uma metodologia, como muitas vezes se pensa. Os três eixos de aprendizagem artística que a compõem delimitam claramente conjuntos possíveis de ações complementares e interconectadas. Conforme Machado ( InBarbosa e Cunha, 2010), um desses eixos é a Leitura, que se refere
A) às ações que focalizam, por meio da reflexão, os diferentes contextos da arte: a história, a cultura, circunstâncias, histórias de vida, estilos e movimentos artísticos.
B) à realização de uma escultura, dança, música, filme etc., bem como a experiências de leitura, quando alguém, ao encontrar uma obra de arte, interpreta-a.
C) à aprendizagem de formulações sobre o fenômeno artístico em diferentes planos de realidade e de acordo com diferentes níveis de compreensão.
D) à produção de pensamentos sobre a arte, por exemplo, quando alguém escreve um texto dando forma de ideias ou entende poeticamente uma obra de arte.
E) aos encontros (chamados também de conversas) com obras de arte e outras tantas construções simbólicas das culturas envolvendo, por exemplo, espaços urbanos.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 48
Vamos para o Anterior: Exercício 46
Tente Este: Exercício 46
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia