Procura

PedagogiaTeorias e práticas para o ensino de artes


EXERCÍCIOS - Exercício 47

  • (VUNESP 2021)

A Abordagem Triangular no ensino das Artes e Culturas Visuais não é uma metodologia, como muitas vezes se pensa. Os três eixos de aprendizagem artística que a compõem delimitam claramente conjuntos possíveis de ações complementares e interconectadas. Conforme Machado ( InBarbosa e Cunha, 2010), um desses eixos é a Leitura, que se refere


A) às ações que focalizam, por meio da reflexão, os diferentes contextos da arte: a história, a cultura, circunstâncias, histórias de vida, estilos e movimentos artísticos.

B) à realização de uma escultura, dança, música, filme etc., bem como a experiências de leitura, quando alguém, ao encontrar uma obra de arte, interpreta-a.

C) à aprendizagem de formulações sobre o fenômeno artístico em diferentes planos de realidade e de acordo com diferentes níveis de compreensão.

D) à produção de pensamentos sobre a arte, por exemplo, quando alguém escreve um texto dando forma de ideias ou entende poeticamente uma obra de arte.

E) aos encontros (chamados também de conversas) com obras de arte e outras tantas construções simbólicas das culturas envolvendo, por exemplo, espaços urbanos.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 48

Vamos para o Anterior: Exercício 46

Tente Este: Exercício 46

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.54ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.53ms))((ts_substr_c=0.79ms))((ts_substr_im=0.72ms))
((total= 7ms))