Procura

PedagogiaPiaget


EXERCÍCIOS - Exercício 168

  • (Instituto Consulplan 2021)

O aluno é um ser social com cultura, linguagem e valores específicos; quando apresenta dificuldades de aprendizagem deve ser levado em conta sua individualidade, particularidade, ou seja, o professor precisa trabalhar com a diferença, descobrir as potencialidades de cada aluno para, então, partir em busca do desenvolvimento de sua aprendizagem, transformando-o em sujeitos preparados para enfrentar o mundo. Tanto Piaget quanto Vygotsky concebem a criança como um ser ativo, atento, que, constantemente, cria hipóteses sobre o seu ambiente. Há, no entanto, grandes diferenças na maneira de conceber o processo de desenvolvimento. Quanto ao papel da linguagem no desenvolvimento e a relação entre linguagem e pensamento, analise as assertivas, considerando os autores citados.

I. “Para _______________, o pensamento aparece antes da linguagem que apenas se refere a uma das suas formas de expressão. A formação do pensamento depende, basicamente, da coordenação dos esquemas sensório-motores e não da linguagem.”

II. “Para _______________, a linguagem só pode ocorrer depois que a criança já alcançou um determinado nível de habilidades mentais, subordinando-se, pois, aos processos de pensamento.”

III. “Para _______________, pensamento e linguagem são processos interdependentes, desde o início da vida. A aquisição da linguagem pela criança modifica suas funções mentais superiores: ela dá uma forma definida ao pensamento, possibilita o aparecimento da imaginação, o uso da memória e o planejamento da ação.”

A sequência correta está correta em




A) Piaget / Piaget / Vygotsky

B) Piaget / Vygotsky / Piaget

C) Vygotsky / Vygotsky / Piaget

D) Vygotsky / Piaget / Vygotsky


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 169

Vamos para o Anterior: Exercício 167

Tente Este: Exercício 7

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+