Procura

Terapia ocupacionalTerapia ocupacional nas áreas de traumato-ortopedia reumatologia cardiopulmonar neurologia e neonatologia


EXERCÍCIOS - Exercício 160

  • (CEV-URCA 2021)

Pacientes portadores da Doença de Parkinson, devem receber um plano multidisciplinar do tratamento. Dentre os profissionais envolvidos, estão o Terapeuta Ocupacional. O papel principal do TO é aumentar o desempenho e o acoplamento nas atividades dentro do seu ambiente domiciliar ou da comunidade que são avaliadas pelo indivíduo. O alvo deste é melhorar a funcionalidade e a qualidade de vida total. Levando em consideração o processo de TO junto à pacientes com Doença de Parkinson, assina-le a única alternativa CORRETA.



A) É fundamental que o terapeuta ocupacional, em conjunto com o paciente com Doença de Parkinson, reestruture a rotina do mesmo para que as atividades relevantes sejam realizadas no período de remissão dos sintomas (período "on").

B) Exercícios de flexibilidade postural, voltados principalmente para a flexão do tronco, devem fazer parte do tratamento terapêutico ocupacional.

C) A avaliação das funções cognitivas não é necessária, uma vez que elas não são afetadas com a progressão da Doença de Parkinson.

D) Atividades que envolvam ritmo e música, como a dança, não devem fazer parte do plano de tratamento do terapeuta ocupacional, tendo em vista que elas prejudicam os padrões de marcha, favorecem a instabilidade postural e dificultam a iniciação dos movimentos.

E) A indicação e o treino para o uso de produtos assistivos são indicados apenas no estágio final da Doença de Parkinson.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 161

Vamos para o Anterior: Exercício 159

Tente Este: Exercício 51

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Terapia ocupacional






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+