Procura

Terapia ocupacionalTerapia ocupacional nas áreas de traumato-ortopedia reumatologia cardiopulmonar neurologia e neonatologia


EXERCÍCIOS - Exercício 73

  • (FADESP 2019)

K. F. G., sexo feminino, 76 anos, veio encaminhada de um hospital de atendimento primário com história de rebaixamento súbito do nível da consciência, com diagnóstico de Acidente Vascular Encefálico – AVE. Ao exame de entrada, a paciente apresentava-se do ponto de vista clínico com hipertensão arterial. O exame neurológico revelou desvio do olhar conjugado para direita, resposta motora ausente em hemicorpo esquerdo, localizava à dor no dimídio direito, paresia facial central direita. Reflexo cutâneo-plantar sem resposta à esquerda, em flexão à direita. Apresentava assimetria de reflexos comparando-se os hemicorpos. Os familiares relataram antecedente pessoal da paciente de hipertensão arterial de controle irregular. Sobre o AVE e a atuação do terapeuta ocupacional na reabilitação do usuário com sequelas de AVE, marque a alternativa correta:


A) o tratamento terapêutico ocupacional, não pode ser instituído precocemente, ainda na fase hospitalar, pois nesse período o paciente não apresenta respostas significativas, devendo permanecer em repouso para sua recuperação. O período de maior recuperação funcional ocorre nos seis primeiros meses após alta hospitalar, sendo o primeiro mês o período de recuperação maciça.

B) a avaliação de espasticidade, amplitude de movimento, presença de edema, dor, contratura e deformidade não podem ser realizadas durante a movimentação passiva, pois só apresentam valores reais se avaliadas durante a movimentação ativa.

C) Brunnstron descreveu as fases de recuperação funcional pós-AVE em sete estágios, baseados no retorno neurológico: a fase I – o início do desenvolvimento da espasticidade, que é observado logo após o evento do AVE – até a fase VII, de restauração completa de função motora.

D) a função manual deve ser avaliada em cada atividade do cotidiano significativa para o usuário e pode ser acompanhada por registros de acompanhamento, com a aplicação de testes padronizados, como o de Action Research Arm Test, nos estágios iniciais, ou Jebsen Taylor Test of Hand Function, na fase final de recuperação.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 74

Vamos para o Anterior: Exercício 72

Tente Este: Exercício 98

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Terapia ocupacional






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+