Procura

Terapia ocupacionalTerapia ocupacional aplicada à saúde mental reabilitação psicossocial disfunções sensoriais neuroanatomia e neuropsicologia


EXERCÍCIOS - Exercício 106

  • (CEV-URCA 2021)

Fonseca (2008) em sua reflexão acerca da prática do terapeuta ocupacional em saúde mental, mais especificamente sobre Acompanhamento Terapêutico e Serviços Residenciais Terapêuticos, pontua diversos aspectos da prática profissional que devem ser observados visando sua articulação com a perspectiva da atual política de assistência em saúde mental - reabilitação psicossocial. Com base neste assunto, é incorreto afirmar que:



A) No acompanhamento terapêutico, todas as atividades propostas devem ser decididas pelo usuário a cada encontro; para saída à rua, passeio, encontro com a comunidade, espera-se do terapeuta ocupacional uma atitude de auxiliar, acompanhar.

B) Grande parte do trabalho, no acompanhamento terapêutico, também se realiza na casa do cliente, às vezes, junto à família; busca-se a reapropriação de espaços, mudanças de posição perante os outros, aumento do poder contratual e de possiblidades de trocas e a construção da autonomia possível.

C) Nos serviços terapêuticos residenciais, a instrumentalização do usuário para obter o mais alto grau de autonomia possível torna as atuações dos profissionais ainda mais pontuais, com a permanente preocupação de promover a autorregulação e a tomada de decisão pelos moradores.

D) O profissional não deve tomar decisões pelo sujeito a quem está prestando assistência, mas ser um estímulo norteador nas resoluções de seus conflitos, auxiliando-o em sua independência.

E) Nas intervenções, assim como em qualquer intervenção terapêutica, o foco deve estar no paciente.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 107

Vamos para o Anterior: Exercício 105

Tente Este: Exercício 24

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Terapia ocupacional






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+