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EXERCÍCIOS - Exercício 54

  • (FADESP 2019)

A catarata se caracteriza por um processo de opacificação — parcial ou total — do cristalino, a principal ―lente‖ do olho humano, responsável por capturar e acomodar as imagens lançadas na retina. Com a anomalia, o cristalino se turva, assume tons de branco, amarelo, marrom e até preto. As causas são várias, como fatores hereditários, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus (ou herpes-vírus, o mais frequentemente transmitido para um feto em desenvolvimento), radiações, etc. Visando a favorecer a aprendizagem da criança, algumas adaptações podem ser propostas pelo terapeuta ocupacional, como


A) Em caso de catarata congênita, visando favorecer a aprendizagem da criança, algumas adaptações podem ser propostas pelo terapeuta ocupacional, entre elas tem-se: desencorajar o uso do caderno, buscando-se papeis de tamanhos maiores, como cartolinas, e evitar o uso de lápis, fazendo-se uso de canetas de ponta grossa e porosa, pois aumentam o contraste e facilitam a visualização.

B) Em casos de catarata congênita, visando favorecer a aprendizagem da criança, algumas adaptações podem ser propostas pelo terapeuta ocupacional, entre elas tem-se: a boa iluminação, que, preferencialmente, deve ser natural e vinda das laterais, posicionando-se então a criança ao lado de janelas e portas.

C) Em caso de catarata congênita, visando favorecer a aprendizagem da criança, algumas adaptações podem ser propostas pelo terapeuta ocupacional, entre elas tem-se: a ampliação ou o distanciamento do objeto, para melhorar o foco e auxiliar no reconhecimento; para os brinquedos e objetos do cotidiano, evitar cores e contrastes, pois ajudam a confundir a imagem.

D) Em caso de catarata congênita, visando favorecer a aprendizagem da criança, algumas adaptações podem ser propostas pelo terapeuta ocupacional, entre elas tem-se: a boa iluminação, preferencialmente a artificial, vindo de cima e a utilização de lâmpadas fixas e luminárias móveis.


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