PsicologiaPsicologia da educação
- (APICE 2021)
Dentre os distúrbios de aprendizagem temos a dislexia como um dos principais tipos. Uma de suas características mais comuns é a dificuldade no reconhecimento das palavras. No entanto, aspectos como a decodificação dos vocábulos e a soletração das mesmas também podem significar um verdadeiro desafio aos aprendentes caso eles não sejam assistidos. Em uma instituição educacional, o psicopedagogo pode sugerir e orientar algumas intervenções que podem ser usadas pelo professor, tais como, EXCETO:
A) Solicitar que o aprendente permaneça próximo do professor na sala de aula, para viabilizar um contato mais direto, permitindo orientação direcionada.
B) Evitar o uso de metáforas, uma vez que o disléxico tem dificuldade de entender linguagem figurada. O ideal é falar com frases curtas e diretas. É importante que o professor olhe para o aluno e fale diretamente para ele.
C) Fazer uso de recursos digitais, indicar filmes e peças de teatro que possam ajudá-lo na compreensão do conteúdo.
D) Nas avaliações, aplicar mais provas, dividindo o conteúdo. Evitar textos longos. Priorizar imagens e gráficos que facilitam o entendimento. Nas questões objetivas, não usar exceções ou frases negativas, não relacionar mais de um conteúdo em cada questão, o que pode levar a confusão.
E) Quando necessário, aplicar a prova separadamente, com a ajuda de profissional de apoio para ler e explicar as questões, mas a prova oral não é uma alternativa viável.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 72
Vamos para o Anterior: Exercício 70
Tente Este: Exercício 23
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Psicologia