PsicologiaPsicologia da educação
- (IF-PE 2019)
Leia o TEXTO 6 para responder à questão.
TEXTO 6
“A aprendizagem pode ser definida como um processo de aquisição de novos conhecimentos através de experiências vivenciadas e determinadas por fatores endógenos e exógenos que resultam na modificação do comportamento humano e que dependem de condições essenciais, tais como: mentais, físicas, sensoriais e sociais para se desenvolverem. A aprendizagem é um dos temas mais estudados pela Psicologia da Educação, pois praticamente todo comportamento e todo conhecimento humanos são aprendidos. Inúmeros são os autores que discutem as teorias da aprendizagem; [...] dentre os principais, aparecem Wallon, Piaget, Vygotsky e Skinner”.
NETTO; COSTA. 2017. A Importância da Psicologia da Aprendizagem e suas Teorias para o Campo do Ensino-Aprendizagem.
Assinale a alternativa que apresenta o pensamento de Vygotsky acerca do processo de aprendizagem.
A) A aprendizagem sempre inclui relações entre pessoas. Não há um desenvolvimento pronto e previsto dentro de nós que vai se atualizando com o passar do tempo. O desenvolvimento é pensado como um processo em que estão presentes a maturação do organismo, o contato com a cultura produzida pela humanidade e as relações sociais que permitem a aprendizagem.
B) O processo de aprendizagem e conhecimento decorre da relação estímulo-resposta (S-R) e das ações praticadas pelas crianças, tendo como objetivo a aquisição de novos comportamentos ou a mudança dos já existentes, pois o ensino decorre da adaptação e do planejamento de reforços através dos quais o aluno é levado a adquirir ou modificar uma conduta.
C) A aprendizagem só ocorre mediante a consolidação das estruturas de pensamento, portanto, sempre se dá após a consolidação do esquema que a suporta, da mesma forma que a passagem de um estágio para outro da criança estaria dependente da consolidação e superação do estágio anterior. Sendo assim, a aprendizagem em si nada mais é do que a substituição de uma resposta generalizada por outra mais complexa.
D) A aprendizagem está relacionada com o desenvolvimento da individualidade como unidade afetiva e cognitiva dos sujeitos. O estudo do desenvolvimento humano deve ser feito na sucessão das etapas e dos conflitos no decorrer da vida, com as ferramentas que a linguagem e a cultura fornecem ao pensamento para sua evolução; a sua interação com o mundo biológico não depende apenas do seu amadurecimento intelectual, mas de habilidades mais complexas para interagir com a cultura existente entre o sujeito e seu meio.
E) O ambiente, entre outros fatores, é primordial na aprendizagem, no desenvolvimento e na interação da criança com o meio em que está inserida, pois o comportamento, as ações e os atos humanos são mensuráveis; logo, é possível serem medidos, comparados e avaliados os fenômenos, ações e reações comportamentais existentes dos mais diversos tipos.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 39
Vamos para o Anterior: Exercício 37
Tente Este: Exercício 93
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Psicologia