PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (21)
- (Instituto Consulplan 2021)
Cada leitura é uma nova escritura de um texto. O ato de criação não estaria, assim, na escrita, mas na leitura, o verdadeiro produtor não seria o autor, mas o leitor. Ler não é descobrir o que o autor quis nos dizer, [...] ao ler, o leitor trabalha produzindo significações e nesse trabalho que ele se constrói leitor. Suas leituras prévias, suas histórias como leitor, estão presentes como condição de seu trabalho de leitura e esse trabalho o constitui como leitor e assim sucessivamente. (SILVA, Klyvia Larissa de Andrade. Formar Leitores: um desafio da escola. Revista ABC Educatio. Junho/2010.) A partir do texto anterior, pode-se afirmar que, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de Língua Portuguesa:
A) O conteúdo apresentado, apesar de correto, mostra-se desatualizado de acordo com o documento citado referente ao ensino de Língua Portuguesa.
B) O desenvolvimento da leitura não pode restringir-se ao conhecimento trazido pelo aluno, conforme expõe o conteúdo do texto apresentado.
C) É uma competência objetivada e correspondente à área da linguagem que se relaciona com o conteúdo anterior apresentado, analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos da linguagem.
D) A aquisição do gosto pela leitura depende das produções de significado que emanam de uma leitura consciente e crítica relacionando-se à competência respeitar e preservar as diferentes manifestações da linguagem.
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