Procura

HistóriaFundamentos da história : tempo memória e cultura


EXERCÍCIOS - Exercício 167

  • (IF-TO 2021)

“A história deve se iniciar por pequenos contos históricos que [serviriam] para despertar a curiosidade dos alunos, interessá-los nesse gênero de estudos; depois vem as notícias biográficas dos personagens célebres – episódios importantes da história de cada povo, noções sobre a origem, vida e costumes de cada um – um esboço geral da história universal, com o desenvolvimento de certas épocas que mereçam estudos especiais. ”
Proposta de um educador sobre o ensino de História para as escolas elementares, em 1879.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos. 4ª edição. São Paulo: Cortez, 2011, p. 92.

A respeito da história do ensino da história no Brasil, julgue os itens, assinalando a alternativa correta.



A) Durante o período imperial, os programas eram os mesmos para todas as províncias e assim prosseguiram no período republicano.

B) Os livros escolares elaborados no início do século XX mostram como o indigenismo passou a ser o objetivo organizativo central dos conteúdos escolares de História.

C) O ensino de história sempre esteve presente nas escolas elementares ou escolas primárias brasileiras, variando de importância entre o século XIX ao atual.

D) A partir dos anos 30 do século XX surgiu a proposta de substituir o ensino dos Estudos Sociais pelo ensino de História, Geografia e Civismo para as escolas secundárias.

E) Apenas com a Lei 4.244 de 1942, sob o ministério de Gustavo Capanema, a disciplina História do Brasil foi incluída no currículo do ensino secundário.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 168

Vamos para o Anterior: Exercício 166

Tente Este: Exercício 233

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: História






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.70ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.55ms))((ts_substr_c=0.87ms))((ts_substr_im=0.99ms))
((total= 5ms))