HistóriaFundamentos da história : tempo memória e cultura
- (IF-TO 2021)
“A história deve se iniciar por pequenos contos históricos que [serviriam] para despertar a curiosidade dos alunos, interessá-los nesse gênero de estudos; depois vem as notícias biográficas dos personagens célebres – episódios importantes da história de cada povo, noções sobre a origem, vida e costumes de cada um – um esboço geral da história universal, com o desenvolvimento de certas épocas que mereçam estudos especiais. ”
Proposta de um educador sobre o ensino de História para as escolas elementares, em 1879.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos. 4ª edição. São Paulo: Cortez, 2011, p. 92.
A respeito da história do ensino da história no Brasil, julgue os itens, assinalando a alternativa correta.
A) Durante o período imperial, os programas eram os mesmos para todas as províncias e assim prosseguiram no período republicano.
B) Os livros escolares elaborados no início do século XX mostram como o indigenismo passou a ser o objetivo organizativo central dos conteúdos escolares de História.
C) O ensino de história sempre esteve presente nas escolas elementares ou escolas primárias brasileiras, variando de importância entre o século XIX ao atual.
D) A partir dos anos 30 do século XX surgiu a proposta de substituir o ensino dos Estudos Sociais pelo ensino de História, Geografia e Civismo para as escolas secundárias.
E) Apenas com a Lei 4.244 de 1942, sob o ministério de Gustavo Capanema, a disciplina História do Brasil foi incluída no currículo do ensino secundário.
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