Procura

HistóriaFundamentos da história : tempo memória e cultura


EXERCÍCIOS - Exercício 164

  • (AMEOSC 2021)

"Outra exigência imperativa é de que a História e a Cultura da África devem pelo menos ser vistas de dentro, não sendo medidas por réguas de valores estranhos... Mas essas conexões têm que ser analisadas nos termos de trocas mútuas, e influências multilaterais em que algo seja ouvido da contribuição africana para o desenvolvimento da espécie humana".
Fonte (adaptada): J. Ki-Zerbo, História Geral da África , vol. I, p. LII apud UNESCO. História geral da África, VII: África sob dominação colonial, 1880-1935, 2.ed. rev., Brasília: UNESCO, 2010, p. VII.
De acordo com o texto, marque a alternativa INCORRETA:


A) A historiografia mais tradicional comumente aponta que teria existido uma "África branca" e uma "África negra".

B) Não houve grandes contribuições tecnológicas da África para o continente americano, uma vez que o papel civilizatório dos negros vindos do continente africano foi ínfimo frente ao desenvolvimento europeu.

C) Durante muito tempo, as sociedades africanas eram compreendidas como sociedades sem história. Muitos especialistas sustentavam que elas não poderiam ser objetos de estudo científico, devido a ausência de fontes escritas, negando-se valor à tradição oral africana.

D) A partir da década de 1960, o número de historiadores que se dedicaram a estudar a História da África aumentou gradativamente.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 165

Vamos para o Anterior: Exercício 163

Tente Este: Exercício 24

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: História






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.76ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.63ms))((ts_substr_c=0.64ms))((ts_substr_im=0.96ms))
((total= 6ms))