HistóriaFundamentos da história : tempo memória e cultura
- (IF Sul Rio-Grandense 2021)
Leia o excerto a seguir.
“O meu objeto de análise era a mentalité ou, como prefiro dizer, a cultura política, as expectativas, as tradições e até as superstições dos trabalhadores que com mais frequência se envolviam nas ações no mercado; e as relações – às vezes negociações – entre a multidão e os governantes, denominadas pelo termo insatisfatório de ‘motim’.”
THOMPSON, E. P. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. p.204.
Edward Thompson rompeu, em seus estudos históricos, com uma tradição ortodoxa marxista rígida que separava a sociedade em superestrutura e infraestrutura, e atentava para a noção de agency, ou seja, o agir humano como fundamental para entender as sociedades na história, deixando de lado a rigidez de modelos mais estruturalistas ou deterministas.
A respeito das ideias defendidas por Edward Thompson na citada obra afirma-se que
A) os proprietários de terras ingleses ( gentry ) reconheciam os direitos costumeiros dos pobres; entretanto, ao mesmo tempo, criavam obstáculos ao exercício desses direitos. O costume é, portanto, para Thompson, um lugar de conflito de classes.
B) o historiador Edward Thompson considerava a plebe como uma classe trabalhadora que possuía uma definição de si mesma, no que diz respeito à consciência, à clareza de objetivos e à estruturação de sua organização de classe.
C) os ritmos regulares do trabalho do século XVIII e suas transformações estão inseridas no contexto de uma lenta e conflituosa transição para o capitalismo industrial na Inglaterra. É basilar para Thompson a ideia de um desenvolvimento econômico sem mudança de cultura.
D) o historiador inglês, ao analisar “A venda de esposas”, revelou a condição de vítima das mulheres inglesas do século XVIII. Estas sofriam a vigilância punitiva da comunidade, da Igreja e dos tribunais, revelando uma sociedade intolerante sobre sua conduta sexual.
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